Imagem capa - COMO É UM ENSAIO NEWBORN? – Dicas para os papais e mamães! por Ateliê Lena Fotografias
DicasBebêsNewbornGestação

COMO É UM ENSAIO NEWBORN? – Dicas para os papais e mamães!

Já fotografamos muitos bebês! E é um prazer e um privilégio fazer parte da vida de tantas famílias! Muitos papais e mamães possuem dúvidas sobre o ensaio Newborn, e hoje queremos falar um pouquinho mais sobre isso com vocês!

 

Somos apaixonados pelo o que fazemos e isso com certeza faz toda a diferença! É fundamental ter técnica, habilidade e o conhecimento além da fotografia. Soma-se a isso a nossa experiência de anos trabalhando com bebês! É uma profissão que encanta! E esse amor que transborda, nos fez ir atrás de mais aprendizado e entender a fundo a fisiologia dos recém-nascidos, é imprescindível buscar conhecimento para atuar como fotógrafo de newborn! (e dizemos também que ser papais de da Geórgia não nos credencia a trabalhar com bebês, mas isso com certeza nos fez entender muito desse universo maravilhoso chamado maternidade!


A maternidade/paternidade já vem com a bagagem imensa de muitas dúvidas e insegurança e sabemos que é indispensável contar com pessoas que saibam o que estão fazendo e que tenham e transmitam segurança e confiança, quando o assunto são nossos bebês. Afinal, eles são as coisas mais importantes de nossa vida. Queremos fazer fotos incríveis desse momento cheio de graça, pureza e amor!


Hoje vamos falar das principais questões e dúvidas dos pais que chegam até nós: quanto tempo o bebê precisa ter, como é o estúdio, como os pais irão agir na sessão.


Vamos lá? :D


Sempre orientamos nossas famílias a fazer o ensaio newborn nas três primeira semanas de vida do bebê! Mas, é claro, nada é uma regra tão rígida. Muitas vezes temos situações distintas de famílias para famílias, bebês prematuros, recuperação da mamãe, puerpério, tudo influencia nessa data. Tudo depende também de como o bebê nasceu, do tempo de gestação, do peso ao nascer. São muitos fatores envolvidos!


Por que fotografar assim, com eles tão “novinhos?” Nesse período, eles ainda são muito flexíveis e imitam as poses que faziam na barriga da mãe!


Um segredo da fotografia newborn é a amamentação! Sabe aquelas fotos lindas que você vê de recém-nascidos? O segredo delas é deixar o bebê relaxado. Para isso, ele precisa estar bem alimentado e tranquilo. Quando o bebê já mama bem é quando estamos aptas a obter as melhores fotos. Por que isso é importante? Porque assim o bebê dorme melhor e podemos realizar um fluxo bem suave e tranquilo de poses durante o ensaio. Mas não se preocupe excessivamente com isso. Aqui no estúdio sabemos lidar com todos os tipos de situações e não existe certo ou errado na maternidade!


Sobre as poses no ensaio: até os 28 dias o bebê é um recém-nascido. Durante essas 4 semanas de vida, ele é bem maleável. Essa maleabilidade nos ajuda a reproduzir as poses que o bebê fazia dentro do útero. Depois desse período ele vai perdendo as características típicas de um recém-nascido, já está mais esperto, ligado no ambiente. Isso não significa que não possamos fazer um ensaio de fotos, mas já não será uma sessão newborn clássico. Nós gostamos de fazer aquelas poses que eles ficam feito uma bolinha. Enquanto estamos fotografando, o bebê vai naturalmente se ajeitando na posição que ele próprio se sente mais confortável. É só necessário ter paciência e habilidade de posicioná-lo.


Uma das dúvidas dos pais é como é o ambiente que eles vão encontrar. Ou seja, como é o estúdio onde vão acontecer as fotos newborn. Todo o nosso estúdio está preparado para receber recém-nascidos. Aqui a temperatura é controlada para o ideal dos recém-nascidos para ficar quentinho como na barriga da mamãe para que eles sintam-se à vontade mesmo sem roupinhas. Também temos todos os acessórios necessários para a sessão, desde cestas, baldinhos, mantas, roupinhas, laços e gorros e outras coisas mais que dão graça ao ensaio de fotos newborn.


E por último e senão a mais importante, a sessão precisa respeitar o ritmo do bebê: quando ele dorme, quando quer mamar, quando precisa ser trocado! Para ser um fotógrafo newborn, é fundamental ter paciência! Nós temos que aprender a respeitar o tempo do bebê, o que ele gosta, a posição que se sente confortável, enfim, tudo que o envolve.


Precisamos mergulhar na sua rotina. Então, resolvendo a dúvida dos pais: o ensaio geralmente leva em torno de 2h a 3h. Respeitamos o tempo dele até estar bem tranquilo. Mesmo se ele estiver acordadinho, podemos fazer fotos lindas se ele estiver calminho! A ansiedade dos pais é normal, mas também deixa o bebê um pouco mais agitado. Por isso, sempre procuramos deixar as famílias bem seguras: vai dar certo e vai ser lindo, com certeza! <3