Imagem capa - Vamos contar a sua história? por Ateliê Lena Fotografias

Vamos contar a sua história?

Fotografias contam histórias! Você já deve ter ouvido isso alguma vez! E é verdade. Fotografias são retratos da vida (profundo, não? Hoje estamos assim!). Cada um de nós olha o mundo de maneira diferente e cada pessoa cria imagens que expressam essa visão de acordo com a experiência ao longo da vida, mas podemos aprender com o outro as diversas interpretações de nossa própria vida e isso acontece com as fotografias. Às vezes, no dia a dia, não encontramos motivos, ou até mesmo, não enxergamos quantos detalhes especiais fazem parte de nossos dias: sorrisos, lugares, pessoas, pequenas e grandes conquistas cotidianas, abraços fortes, amores correspondidos, colo da família.


Por que estamos falando isso? Vamos explicar! Em todo e qualquer ensaio aqui no Estúdio, sempre pedimos que os fotografados venham até o Ateliê para nós, fotógrafos, conhecê-los e sabermos mais da sua história. Isso porque queremos retratar momentos e “coisas” que realmente tenham um significado importante para cada pessoa. É saber pequenos detalhes como: o que realmente marcou sua infância, onde você cresceu, o que você gosta de fazer, onde você conheceu a pessoa que irá casar, por que você escolheu a profissão que irá exercer depois da formatura... esses pequenos detalhes, que muitas vezes não lembramos, ou simplesmente passam despercebidos, tudo isso deverá estar presente nas fotos.


A fotografia nos dá a habilidade técnica para pintar com a luz, de traduzir nossas interpretações de acontecimentos. Tudo é novidade para nós, cada história é encantadora, interessante, mas devemos captar cenas que reúnam elementos suficientemente significativos para casa pessoa, porque, após ouvirmos você contar a sua história para nós, sabemos o que é importante. Quando uma fotografia precisa de muitas explicações para justificar sua existência, talvez não contenha elementos tão significativos.


A boa foto fala por si – A boa fotografia deve causar um impacto emocional. Ela tem de falar por si, tem que encher o coração de amor, de orgulho, de boas memórias. Esse é o poder da imagem. E, muitas vezes, conseguir uma boa foto, que provoque sentimentos de alegria, de amor, de emoção, de nostalgia e felicidade não é tão fácil, mas quando conhecemos quem iremos fotografar, isso se torna possível.


Acreditamos que agora conseguimos fazer você entender o porquê das fotos contarem histórias. Vamos contar a sua? <3


{Nas fotos, estamos contando a história da Kaira! Um momento para registrar a espera mais doce de toda a família! No ensaio, fotografamos uma bonequinha que a mãe dela fez e toda a família participou! Fomos até Pinto Bandeira/RS fotografar! Foi lindo!}